Polícia Federal cumpre mandados contra fraudes em licitações

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Polícia Federal cumpre mandados contra fraudes em licitações

A Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão nos municípios de paraenses de Vitória do Xingu e Altamira, no sudoeste paraense. A ação faz parte da Operação Opala, que combate suspeitas de fraudes em licitação e superfaturamento na compra de combustíveis em Vitória do Xingu.

As investigações, iniciadas em 2021, constataram que a prefeitura gastou mais de R$ 20 milhões em combustíveis, em 2021 e 2022. Isso é o dobro do gasto em Altamira, município vizinho que tem população sete vezes superior e área 50 vezes maior.

A análise de procedimentos licitatórios vinculados ao município constatou irregularidades na habilitação da empresa envolvida na fraude, restrição de competitividade, superfaturamento de preços e esquema fraudulento de notas pagas pela prefeitura.

O posto que venceu a licitação para fornecer combustível à prefeitura de Vitória do Xingu pertence à família do próprio prefeito. A empresa venceu o certame oferecendo o menor valor, mas duas semanas depois aumentou o preço do litro a ser vendido ao município.

Além disso, o valor contratado pela prefeitura junto à empresa daria para abastecer três vezes todos os veículos do município, incluindo os carros particulares.

O cumprimento dos mandados judiciais busca cessar a suposta prática delitiva, identificar o destino dos valores, recuperar o patrimônio lapidado e responsabilizar criminalmente os autores.

Em caso de condenação pela Justiça, a pena pode chegar a 19 anos de prisão, além da responsabilidade administrativa, perda da função pública e ressarcimento do dano causado.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Foto: PF