PF investiga comércio eletrônico de vinho proveniente de descaminho

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • PF investiga comércio eletrônico de vinho proveniente de descaminho

A Polícia Federal deflagrou a Operação Vinus, que investiga grupo envolvido no comércio eletrônico de vinhos provenientes de descaminho, em ação conjunta com a Receita Federal.

Policiais federais deram cumprimento a 8 mandados de busca e apreensão, no município de Constantina/RS e Passo Fundo/RS, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo/RS. A ação de hoje busca mais elementos probatórios sobre os fatos investigados.

A investigação teve início a partir fiscalização realizada pela Receita Federal em centro de distribuição dos Correios em Passo Fundo/RS, quando foram apreendidas caixas de vinho provenientes da Argentina, enviadas via correspondência para compradores residentes em outros Estados da Federação, sem emissão de nota fiscal.

A partir da instauração do inquérito policial, comprovou-se que um suspeito, residente no Município de Constantina/RS, efetuava o descaminho de vinhos da Argentina e comercializava o produto em plataforma de comércio eletrônico na internet, fornecendo o produto de forma irregular para compradores de vários Estados brasileiros.

Ao longo da apuração, foram identificados outros dois indivíduos que faziam o transporte do vinho da fronteira com a Argentina até Constantina/RS, de onde os produtos eram remetidos aos compradores nacionais.

Além das buscas, a Justiça Federal também determinou o bloqueio judicial de contas bancárias utilizadas pelo grupo para recebimento dos valores ilícitos.

A operação também conta com o apoio da Brigada Militar de Constantina/RS, visto que, nos dias 21/12/2021 e 3/2/2022, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou apreensões de duas cargas de vinhos provenientes de descaminho transportadas pelos investigados, contabilizando mais de 100 caixas de vinho apreendido. Os crimes investigados são: Descaminho, Associação Criminosa e Lavagem de Dinheiro.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo/RS

Foto: PF