PF e Ministério do Trabalho reprimem trabalho em condições análogas à escravidão

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • PF e Ministério do Trabalho reprimem trabalho em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre e o Ministério do Trabalho do Acre, resgatou oito trabalhadores em condições análogas à escravidão, entre eles três menores.

A Operação Claver partiu de denúncias recebidas pelos três órgãos sobre a situação degradante de trabalhadores em diversas propriedades cercadas de mata fechada, em fazendas que passam pelos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, a horas de distância de qualquer centro urbano.

Os trabalhadores foram encontrados sem equipamentos, sem primeiros socorros e sem água potável. A comida e a moradia eram precárias, com jornadas exaustivas e sem formalização de documentos trabalhistas. Além dos resgates realizados, os proprietários das terras e os gerentes destas foram autuados pelo Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre e pelo Ministério do Trabalho do Acre, em decorrência do descumprimento de diversas normas trabalhistas.

No que tange à responsabilização criminal dos envolvidos, a pena prevista para o crime de redução à condição análoga à de escravo é de oito anos de reclusão e multa, além da pena correspondente à violência.

O nome da operação faz referência a S. Pedro Claver, missionário protetor dos escravos.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

Foto: PF