Estudo revela que 86% dos brasileiros conhecem alguém que morreu de Covid-19 no país

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Estudo revela que 86% dos brasileiros conhecem alguém que morreu de Covid-19 no país

Pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública (CPS) da Universidade de Brasília (UnB) e pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) estima que 86% dos brasileiros conhecem pelo menos uma pessoa que morreu em consequência da Covid-19.

Para 17% dos entrevistados, a vítima é um membro da família, amigo (22%) ou uma pessoa não tão próxima (63%). Ainda há quem tenha perdido conhecidos em mais de um destes grupos. De acordo com o levantamento, 70% dos brasileiros consideram que a situação da saúde no país piorou nos últimos três meses, e aumentou de 38% para 52% o percentual de entrevistados que se dizem muito preocupados com a doença, entre dezembro e abril (levando em consideração a pesquisa anterior do IBPAD com a mesma pergunta e metodologia semelhante).

Além disso, 74% acreditam que ficará pior ou igual até julho. Um dado aparentemente contraditório em relação a esse pessimismo diz respeito à saúde individual. Apesar da percepção elevada de piora em relação à saúde “da porta de casa para fora”, apenas 12% dos entrevistados dizem que a própria saúde piorou nos últimos três meses, enquanto 67% a avaliam como igual e 19% como melhor.