Carteiras digitais crescem até 43,5% impulsionadas pela pandemia

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Carteiras digitais crescem até 43,5% impulsionadas pela pandemia

As carteiras digitais, como o PicPay, PayPal e Iti, cresceram 43,5% em 2020 na América Latina, de acordo com pesquisa de mercado da FIS, empresa de serviços financeiros. Geralmente por aplicativos, as carteiras digitais podem armazenar dinheiro e também dados de cartão para que a pessoa consiga realizar pagamentos e transferências usando somente o celular ou outro dispositivo compatível.

A pesquisa da FIS afirma que esse crescimento foi uma resposta à pandemia da Covid-19, que acelerou a capilaridade desse método em todo o mundo em mais de 3 anos. No Brasil, as transações eletrônicas por meio das carteiras digitais foram responsáveis por 17% de todas as operações, consolidando-se como o segundo método mais utilizado, perdendo apenas para o cartão de crédito.

De acordo com o economista que atua na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Denilson Lima, esse crescimento também se explica pela facilidade, segurança e vantagens que o consumidor tem. “Há uma facilitação da relação de compra, se você tiver um celular, consegue fazer uma compra de valor alto em qualquer lugar, seja presencial ou online”, explica.

O vice-presidente sênior da Worldpay from FIS para a América Latina, Juan Pablo D’Antiochia, reforça o fato da “onipresença dos celulares fazer deles o passaporte digital ideal para acessar os consumidores brasileiros”. Em 2020, a penetração do aparelho no país foi de 66% e da internet 71%. Já o comércio móvel, aquele com transações que ocorrem por meio de dispositivos móveis, cresceu mais de 40%.

“O brasileiro é bastante receptivo a novos serviços e tecnologias digitais. Por termos cerca de 34 milhões de desbancarizados no Brasil, essa população encontrará nas carteiras digitais uma alternativa acessível, sem necessidade de abrir contas em bancos”, contextualiza Juan Pablo.

Fonte: A Tarde

Foto: Alex Oliveira / Ag. A Tarde