Brasil pode ser o primeiro país do mundo a dar aval à Coronavac

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Brasil pode ser o primeiro país do mundo a dar aval à Coronavac

Enquanto o Brasil segue sem previsão do início da vacinação, cerca de 30 países do mundo já iniciaram a vacinação contra a Covid-19. Até agora, os imunizantes mais promissores para serem aprovados no país são a da AstraZeneca, que está sendo desenvolvida no Brasil em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a Coronavac, resultante de acordo entre o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, de São Paulo.

Apenas quatro países fazem testes da Coronavac além do Brasil: China, Indonésia, Turquia e Índia. Segundo a infectologista Raquel Stucchi, da Sociedade Brasileira de Infectologia, esta decisão foi feita pelo próprio laboratório Sinovac.

“Só nestes quatro países é que recrutaram voluntários. Isso por uma decisão da Sinovac, do laboratório. Ela poderia ter feito na Inglaterra, onde quisesse, mas ela optou por estes quatro. E o Brasil será o país que dará, vamos dizer assim, o aval. Será o primeiro país que dará a certificação, ou não, da vacina com os resultados globais da fase 3”, diz.

A partir do momento que a Coronavac for aprovada no Brasil, qualquer país do mundo poderá mostrar interesse em comprar e realizar um acordo comercial com a Sinovac.

Fonte: Metro 1
Foto: Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo