Servidores federais receberão os vencimentos no 1º dia útil em 2021

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Servidores federais receberão os vencimentos no 1º dia útil em 2021

Servidores da União irão receber seus vencimentos mais cedo neste ano. O Ministério da Economia informou que o pagamento do funcionalismo federal passará a acontecer no 1º dia útil de cada mês. 2020, os depósitos foram feitos entre o segundo e o terceiro dias úteis.

O calendário de 2021 prevê que os vencimentos de janeiro sejam depositados no dia 1º de fevereiro. Em quase todos os meses do próximo ano os servidores irão receber o dinheiro no dia 1º. A exceção são as folhas de abril, que será paga em 3 de maio; de julho, paga em 2 de agosto; e de dezembro; que será depositada no dia 3 de janeiro de 2022.

No Estado do Rio, está mantido o calendário de pagamentos no 10º dia útil, conforme vem ocorrendo desde 2016, quando o Rio enfrentou a sua pior crise financeira. No entanto, a Secretaria de Fazenda informou que “o Governo do Estado vem trabalhando diariamente para antecipar a data sempre que possível”.

Neste ano, o salário de novembro, por exemplo, chegou a ser pago no dia 1º de dezembro, ou seja,13 dias antes do prazo.

Prefeitura do Rio, por sua vez, informou que o calendário de pagamentos de 2021 será publicado pela próxima gestão. Em sua campanha, o prefeito eleito Eduardo Paes (DEM) afirmou que voltaria a pagar os servidores municipais no segundo dia útil. Em 2020, os depósitos ocorreram entre o quinto e o sexto dias úteis.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Paes informou que embora o compromisso seja de pagar os salários no segundo dia útil, é preciso que o prefeito eleito tome conhecimento da situação real das finanças do município para analisar se será possível confirmar esse calendário.*

Fonte: ANSEF Nacional

Foto: Geraldo Magela / Agência O Globo