Polícia Federal realiza 31ª fase da Operação Aliança para erradicar cultivos de maconha no Paraguai

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Polícia Federal realiza 31ª fase da Operação Aliança para erradicar cultivos de maconha no Paraguai

Teve início a 31ª fase da Operação Nova Aliança, fruto da cooperação internacional da qual fazem parte a Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, com o objetivo de erradicar plantios de maconha naquele país.

A abertura dos trabalhos contou com a participação do Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Caio Rodrigo Pellin, do Coordenador-Geral de Polícia de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas, João Luiz Caetano de Araújo; do Adido Policial Federal no Paraguai, Richard Murad Macedo; do Superintendente Regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Chang Fan e do Delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da SR/PF/MS, Fabrício de Azevedo Carvalho.

Em 2021, a Operação Nova Aliança bateu seu recorde histórico, com a erradicação de 5.401 toneladas de maconha.  Os bons resultados são decorrentes da reformulação ocorrida naquele ano, por meio da implementação de medidas que tornaram as ações mais assertivas e potencializam seus resultados, como: a execução de etapas longas e sequenciais, a análise das plantações para a estimativa de produção e o georreferenciamento das áreas de plantio.

Na 30ª fase da Operação Nova Aliança, ocorrida em março deste ano, foram eliminadas 748 toneladas de maconha, em 246 hectares de plantações no território paraguaio, região de Amambai, norte do Paraguai, em um período de 10 dias. Além disso, foram destruídos 10.283 kg da droga pronta para venda e 81 acampamentos.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul

Foto: PF