Polícia Federal deflagra operação para combater o descaminho de vinhos de origem argentina

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Polícia Federal deflagra operação para combater o descaminho de vinhos de origem argentina

A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou operação com o objetivo de desarticular um grupo que atua no descaminho de vinhos originários da Argentina.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, na cidade de Dionísio Cerqueira/SC, expedidos pela Justiça Federal de Chapecó/SC, em residências de dez pessoas, sobre as quais pende suspeita de atuarem no transporte e comercialização de vinhos argentinos introduzidos irregularmente em território nacional.

Durante a operação foram realizadas duas prisões em flagrante: a primeira, em virtude da apreensão de 800 cartuchos de munição calibre .22; e a segunda, em razão da descoberta de indivíduo que possuía várias armas ilegalmente, drogas e cigarro contrabandeado.

A investigação se iniciou no ano de 2020, em razão de uma ocorrência atendida pela Polícia Militar. Desde então se comprovou que esse grupo já esteve envolvido em aproximadamente vinte ocorrências que resultaram em apreensão de vinhos no valor aproximado de R$ 500 mil, além da apreensão de vinte veículos utilizados para o transporte e da prisão em flagrante de seis pessoas. Inclusive o principal investigado suspeito de comandar o grupo criminoso já foi preso em duas outras oportunidades.

Os investigados responderão pelos crimes de descaminho e de associação criminosa. Pelo Código Penal Brasileiro, as penas desses crimes podem chegar a até 4 anos de reclusão. Os indivíduos presos por porte de drogas, munições e armas estes responderão pelos crimes prescritos na Lei de Drogas (Lei 11.343/06) e do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira/SC

Foto: PF