Polícia Federal deflagra a Operação Greening para investigar crimes de contrabando de cigarros

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Polícia Federal deflagra a Operação Greening para investigar crimes de contrabando de cigarros

A Polícia Federal deflagrou a “Operação GREENING”, para investigar crimes de lavagem de dinheiro e contrabando de cigarros, em São José do Rio Preto/SP.

Aproximadamente 20 policiais federais cumpriram 4 Mandados de Busca e Apreensão, todos em São José do Rio Preto/SP. Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, que também decretou a quebra de sigilo bancário dos investigados.

O principal investigado é responsável pela prática reiterada do crime de contrabando de cigarros e já foi preso duas vezes por esse crime. A PF constatou que, com o dinheiro obtido de forma ilícita, foram adquiridos diversos bens de valor relevante, especialmente imóveis, os quais eram registrados em nome de pessoas interpostas, vulgo “laranjas”, a fim de dar aparência de legalidade a tal patrimônio, o que configura a prática de “lavagem de dinheiro”.

Com a deflagração da operação, serão apreendidos valores e documentos, mídias, equipamentos de informática e telefones, que que serão analisados pela PF. As penas máximas para os crimes de lavagem de dinheiro e contrabando são, respectivamente, 10 anos e 5 anos de reclusão.

Fonte: Comunicação Social da Delegacia Polícia Federal em São José do Rio Preto/SP

Foto: PF