Polícia Federal deflagra a Operação Descontaminação contra tráfico internacional de drogas

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Polícia Federal deflagra a Operação Descontaminação contra tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal deflagrou a Operação Descontaminação, objetivando desarticular organização criminosa (ORCRIM) estabelecida para a prática reiterada do crime de tráfico internacional de entorpecentes pelo modal marítimo.

Policiais federais, com o apoio da Polícia Militar da Bahia, cumpriram 12 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva em Salvador/BA, Feira de Santana/BA, Lauro de Freitas/BA, Sorocaba/SP, Salto/SP, Santos/SP e São Vicente/SP. Além das medidas de busca e apreensão e prisão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas bancárias tituladas por nove investigados.

A organização, que utilizava o Porto de Salvador/BA para remeter cocaína para a Europa em contêineres, cooptava funcionários do porto para inserir, clandestinamente, a droga nos contêineres que deveriam ser transportados para o continente europeu através de navios.

Desde o começo das investigações, iniciadas em setembro de 2019, em conjunto com a Receita Federal, foram realizadas seis apreensões de cocaína no Brasil e no exterior, totalizando cerca de 3,5 toneladas da droga, precisamente 3.591 quilos. A última apreensão ocorreu na noite do dia 19/9/2021, quando um funcionário do Terminal de Contêineres – TECON Salvador/BA e outros dois funcionários de empresas terceirizadas foram presos em flagrante por policiais federais quando inseriam 165 quilos de cocaína num contêiner que seria destinado à Europa.

Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes (art. 33 e 40, I da lei 11.343/2006, bem como art. 2º, §4º, III e V da Lei 12.850/2013 (Lei de organização criminosa).

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia

Foto: PF