PF deflagra operação contra organização criminosa responsável pelo tráfico de armas e drogas

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • PF deflagra operação contra organização criminosa responsável pelo tráfico de armas e drogas

A Polícia Federal deflagrou a Operação Expresso 80, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de armas e drogas com atuação em diversos estados do Brasil.

Cerca de 175 policiais federais deram cumprimento a 92 ordens judiciais, em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Foram expedidos 23 mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, 32 mandados de busca e apreensão, 29 de sequestro de bens e bloqueio de valores, além de sete mandados de suspensão de atividade comercial e lacração de estabelecimento, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Ponta Grossa/PR. A Operação conta com o apoio do DENARC - Policia Civil de Cascavel

As investigações se iniciaram em 4 de maio de 2020, quando foi apreendido, na cidade de Ponta Grossa, um ônibus carregado com 1,7 tonelada de maconha e dois fuzis calibre .556. Após a apreensão, a Polícia Federal de Ponta Grossa no Paraná procedeu com as investigações por mais de 15 meses, período em que foram apreendidas novas cargas de drogas, diversas armas de fogo oriundas do Paraguai, além de veículos e outros bens.

De acordo com a apuração realizada pela PF, os investigados se utilizavam de empresas de locação de veículos e de transporte rodoviário de passageiros para a movimentação das drogas e armas para vários destinos no Brasil. Os materiais eram armazenados em fundos falsos de ônibus e vans de turismo das empresas que pertenciam ao líder da organização investigada.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR

Foto: PF