PF deflagra Operação Barão para combater crimes de agiotagem, pistolagem e lavagem de dinheiro

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • PF deflagra Operação Barão para combater crimes de agiotagem, pistolagem e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal deflagrou a Operação Barão, segunda fase da investigação denominada Operação Curica, visando apurar as ações de um grupo criminoso comandado por um suposto empresário pernambucano do ramo de hotéis, motéis e postos de combustíveis. 

Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva, além do sequestro de bens móveis e imóveis,

A investigação, iniciada no final do ano de 2020, teve a sua primeira fase ostensiva deflagrada no último dia 9/8/2022 (Operação Curica), ocasião em que foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, 9 mandados de prisão temporária, além do sequestro de bens móveis e imóveis, nas cidades de Recife/PE, Serra Talhada/PE, Sorocaba/SP e Campo Grande/MS. 

A análise do material apreendido na primeira fase culminou com a identificação de diversos outros imóveis ligados aos principais investigados, possivelmente também utilizados como forma de dissimular o patrimônio escuso amealhado pelo grupo com as atividades criminosas, ratificando a movimentação financeira de cerca de R$ 130 milhões somente nos últimos cinco anos, sem qualquer comprovação da origem lícita dos valores. 

No curso da investigação, também foram identificados como integrantes do esquema criminoso um militar do Exército Brasileiro e um policial federal, ambos alvos na primeira fase da operação.

Os crimes investigados são de participação em organização criminosa, usura ou agiotagem, extorsão ou pistolagem e de lavagem de dinheiro.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco

Foto: PF