PF combate tráfico de animais silvestres e exóticos no Sul do Brasil

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • PF combate tráfico de animais silvestres e exóticos no Sul do Brasil

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar Ambiental, deflagrou uma operação policial com o objetivo de combater o tráfico de animais silvestres e exóticos, a partir do estado de Santa Catarina. Quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Criciúma/SC, estão sendo cumpridos na cidade de Lages/SC.  

Instaurado neste ano, o inquérito policial foi iniciado por denúncia de particular, com o subsequente monitoramento de redes sociais, onde se identificou a possível existência de uma associação criminosa que atuava na comercialização de animais, como cobras, aranhas e pássaros, por meio da internet. 

A investigação identificou que alguns dos animais vendidos, além de pertencerem a espécies exóticas, cuja introdução no país é proibida, também se encontram em risco de extinção em seus habitats originários.  

Durante os monitoramentos, foi identificado que o envio dos animais ocorria, via de regra, por meio de caixas de papelão, despachadas para outros estados da federação, em condições completamente inadequadas e degradantes para os animais comercializados.  

As investigações também demonstraram indícios de possível participação de um profissional de medicina veterinária, o qual pode vir a ser indiciado como um dos coautores dos delitos.  

O inquérito policial segue em curso e os investigados, além da possibilidade de receber multas administrativas aplicadas pelos órgãos ambientais, poderão ser indiciados pela prática dos crimes de maus tratos de animais, receptação qualificada e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 12 anos de prisão. 

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Lages/SC 

Foto: PF