Operação Grilos do Cerrado investiga fraudes de financiamento rural no norte do país

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Operação Grilos do Cerrado investiga fraudes de financiamento rural no norte do país

A Polícia Federal deflagrou a Operação Grilos do Cerrado, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão, expedido pela 4ª Vara Federal de Palmas/TO,  contra indivíduo que se utilizou de certidão de registro de imóvel falsa para fazer a contratação de dois financiamentos rurais em um imóvel que não é de sua propriedade, localizado na região rural de Palmas/TO.

Após extensa investigação iniciada no final de 2019, a Polícia Federal constatou que o investigado falsificou a certidão de registro de imóvel em seu nome, conseguindo dois financiamentos rurais, cujos valores atualizados ultrapassam R$ 1 milhão.

Verificou-se ainda que, após o recebimento dos financiamentos, o investigado dava finalidade diversa do objetivo contratado, utilizando tais valores para sua vida pessoal, o que também é proibido pelas leis brasileiras.

Os envolvidos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documento público e aplicação diversa da prevista no contrato, com penas que somadas podem ultrapassar 15 anos de reclusão.

O nome da Operação - Grilos do Cerrado - faz alusão à emblemática forma que grileiros envelheciam os documentos.  A documentação era envelhecida com ajuda de grilos, já que, ao colocar os papéis dentro de uma caixa com os insetos, tornava-se o documento com aspecto antigo.

Destaca-se que, em razão da Pandemia causada pela COVID-19, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Tocantins

Foto: PF