Operação Conexão Madeira desarticula associação criminosa especializada em tráfico transnacional de drogas

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Operação Conexão Madeira desarticula associação criminosa especializada em tráfico transnacional de drogas

A Polícia Federal deflagrou a Operação Conexão Madeira, com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada em tráfico transnacional de drogas.

Na ação, cerca de 10 policiais federais cumprem três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nas residências dos alvos.

As investigações começaram neste ano, após a prisão em flagrante de um casal que transportava 5,2 kg de cocaína, ocultos no forro da bagagem despachada, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

O homem, de 29 anos, e a jovem, de 21 - ambos naturais do Rio de Janeiro - pretendiam embarcar em voo com destino à cidade portuguesa de Funchal, na Ilha da Madeira, de onde partiriam com a droga até o destino final em Barcelona, na Espanha.

Com o aprofundamento das investigações, foram identificados três outros integrantes da associação criminosa, que tinham como função o recrutamento de pessoas, financiamento do delito e o recebimento da droga no continente europeu.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e associação criminosa, cujas penas, se somadas, ultrapassam a 18 anos de reclusão.

O nome - Conexão Madeira - se deve à prática dos criminosos, que, na tentativa de burlar a fiscalização aeroportuária, compravam as passagens aéreas internacionais para a Ilha da Madeira/Portugal para, de lá, seguir em voo doméstico com destino a Barcelona.

 Um dos alvos foi preso em flagrante na posse de cocaína e haxixe. A droga encontrada com o preso estava embalada e pronta para o envio por mulas. A prisão ocorreu no Vidigal e contou com o apoio da UPP da localidade. Outros dois alvos encontram-se foragidos. As investigações continuam com o objetivo de localizá-los.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro