Operação Boi Bandido combate grilagem de terras públicas no norte do país

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • Operação Boi Bandido combate grilagem de terras públicas no norte do país

A Polícia Federal deflagrou a Operação Boi Bandido, com o objetivo de descapitalizar os envolvidos em um esquema criminoso envolvendo a grilagem de terras públicas dentro do Assentamento Agroextrativista Santa Quitéria (PAE - Santa Quitéria), localizado no município de Assis Brasil/AC.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão, em imóveis vinculados aos investigados, além de oito mandados de sequestro de bens, tais como imóveis, veículos, joias e semoventes.

Os investigados atuam na ocupação e desmatamento de área pública federal para implantação de fazendas e latifúndios usados na criação de gado. De acordo com as investigações, houve um desmatamento de cerca de 90 hectares e eram utilizadas interpostas pessoas (laranjas) para o registro no IDAF (Instituto de defesa agropecuária e florestal).

O dano econômico à União e ao meio ambiente causado pelo grupo criminoso foi calculado por meio de laudo pericial e estimado em mais de R$ 3 milhões.

Um dos investigados já esteve envolvido em 2019 na Operação Ojuara e confessou na época a invasão e desmatamento de área de 5 mil hectares.

Os responsáveis irão responder pelos crimes de desmatamento de floresta nativa (art. 50-A - Lei 9605/1998) e invasão de terra pública (art. 20 - Lei 4.947/1966), além de outros crimes.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

Foto: PF