748 toneladas de maconha são destruídas na 30ª fase da Operação Nova Aliança no Paraguai

 

  • Index
  • /
  • Notícias
  • /
  • 748 toneladas de maconha são destruídas na 30ª fase da Operação Nova Aliança no Paraguai

A Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) concluíram a 30ª fase da Operação Nova Aliança. O principal objetivo da ação era erradicar a produção de maconha no país vizinho. Em 10 dias de missão em campo, a atuação conjunta dos dois países conseguiu tirar de circulação 748 toneladas de maconha.

Para isso, foram erradicados 246 hectares de plantações de Cannabis, produzidas em território paraguaio, principalmente na região de Amambai, norte do Paraguai. Além dos plantios ilegais, 10.283 quilos da droga já pronta para venda e 81 acampamentos, utilizados como apoio dos criminosos, também foram destruídos.

Helicópteros das duas forças policiais foram utilizados para facilitar o reconhecimento das áreas e o descolamento das tropas, que contaram com quase 100 homens. Peritos da PF também fizeram parte da missão. O trabalho in loco visava apurar a estimativa de produção ilegal da droga e as principais espécies utilizadas pelos criminosos.

Esta foi a segunda etapa da Operação Nova Aliança neste ano. Na primeira, realizada no fim de fevereiro, mais de 850 toneladas de maconha foram erradicadas – totalizando mais de 1.600 toneladas, até o momento. Ainda estão previstas mais quatro fases da ação, entre Brasil e Paraguai, em 2022.

No ano passado, a Operação Nova Aliança erradicou 5.401 toneladas de pés de maconha – um recorde em relação aos anos anteriores. Em 2020, 1.190 toneladas foram destruídas; e em 2019, 3.430 toneladas.

A cooperação internacional com a Polícia Federal brasileira faz parte da estratégia do Paraguai no combate ao crime organizado para erradicar a produção de plantios de maconha. O intuito é atacar o plantio da droga antes que ela chegue ao mercado brasileiro. Isso porque cerca de 90% das drogas plantadas no Paraguai são destinadas ao Brasil.

Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal

Foto: PF